L'Ultima Cena (1310 - 1319 circa): Pietro Lorenzetti
- Renan Pereira Bento
- 4 de abr. de 2020
- 1 min de leitura
L'Ultima Cena (tradução: A Última Ceia) é uma pintura de Pietro Lorenzetti (1280 - 1348), também conhecido como Pietro Laurati. A obra retrata a última ceia de Cristo junto aos seus apóstolos.

A ceia ocorre sob uma estrutura hexagonal semelhante a uma rotunda. O apóstolo João aparece com a cabeça deitada no ombro direito de Jesus, enquanto Judas Iscariotes é o único à mesa desprovido da auréola, já demonstrando sua intenção de traidor. Dois homens (provavelmente o dono do local e um servente) conversam no canto do recinto. O céu estrelado também é um destaque na pintura.
A inovação de Pietro nessa obra fica à esquerda: um homem lavando a louça e conversando com uma mulher, acompanhados de um cachorro lambendo um prato e um gato deitado junto ao fogo (detalhe para a sombra dos animais). Quatro coadjuvantes vivenciado uma cena cotidiana durante um momento crucial da história bíblica.
A obra está localizada na Basilica di San Francesco em Assisi, Itália.
Pietro Lorenzetti era de Siena e foi um dos primeiros artistas do Renascimento italiano. Segundo Giorgio Vasari, o pintor era caracterizado por um raro engenho e não obteve o reconhecimento que merecia à época.
Comentários