La Ressurrezione (tradução: A Ressurreição) é uma pintura de Piero della Francesca (1415-1492) que retrata o momento no qual Jesus ressuscita após a morte por crucificação.
A imagem mostra Cristo ressurreto no centro, saindo do sepulcro em meio a quatro guardas adormecidos. As árvores à esquerda de Jesus estão desfolhadas, enquanto as do lado direito estão florescentes, representando a vivacidade e a renovação que emergem da divindade de Cristo.
O sepulcro é representado como uma espécie de sarcófago, cuja borda forma uma linha divisória entre os humanos mortais e Jesus divino.
Acredita-se que o soldado de marrom é um auto-retrato de Piero della Francesca. O contato entre a cabeça do homem e a haste da bandeira - que leva a cruz de São Jorge, associada ao primeiro reino cruzado de Jerusalém (1099) - carregada por Cristo representa a proximidade do artista com a divindade.
A composição da pintura tem uma estrutura geométrica com um triângulo e linhas simétricas, unindo em uma só obra a consciência do sagrado, o rigor matemático e a criatividade renascentista.
Aldous Huxley, um dos mais proeminentes escritores ingleses, define a obra como a "melhor pintura do mundo".
Atualmente, La Ressurrezione está localizada no Museo Civico di Sansepolcro, em Arezzo, Itália.
Piero della Francesca nasceu em Florença e foi um dos mais importantes artistas do início do Renascimento, além de matemático e geômetra, o que ajuda a explicar as proporções e simetrias presentes nas suas obras.
Comments