Ítaca é uma referência à cidade para a qual o combatente grego Odisseu (também conhecido como Ulisses e mentor por trás da ideia do cavalo de madeira) tentava voltar após a Guerra de Tróia. Lá estavam a sua esposa Penélope, o seu filho Telêmaco e o seu leal cachorro Argos. O seu lar, do qual estava distante há anos.
A sua jornada de volta foi uma aventura penosa e dolorosa, mas Odisseu chegou ao seu destino e teve o tão sonhado reencontro com a sua família.
Ítaca é o sonho, o anseio, o destino final da jornada do herói. Aquele lugar para o qual caminhamos passo a passo, dia após dia, mesmo em meio às dores e dificuldades.
"O mundo não é nada senão mudança, nossa vida é apenas percepção."
Essa frase de Marcus Aurelius traduz bem a trajetória de quem mudou de cidade quando era adolescente, iniciou em um curso de Humanas e se formou em outro de Exatas, além de ter vivido incontáveis altos e baixos financeiros e emocionais.
Meu nome é Renan, sou Bacharel em Controladoria e Finanças e Diretor de Risco em uma Gestora de Investimentos. Esse é a descrição mais formal e atualizada de uma pessoa que está aprendendo a dançar a música da vida, mesmo errando o passo diversas vezes.
O importante é que cada erro se torne um aprendizado e que cada dia seja uma oportunidade de fluir com o curso da vida.