Cenário internacional
Estados Unidos: O principal evento da semana foi o Payroll, relatório do mercado de trabalho estadunidense. Após um resultado muito negativo em dezembro, o mês de janeiro apresentou geração positiva de emprego no país (49 mil x 50 mil estimado), mas o dado veio abaixo da expectativa e foi considerado fraco por analistas e investidores.
O Payroll de janeiro fortaleceu ainda mais o argumento de que a recuperação dos Estados Unidos é trôpega e demanda mais estímulos. Tendo isso em vista, o Senado já discutiu o pacote de US$ 1,9 trilhão proposto pelo recém empossado presidente. A aprovação se deu através do voto decisivo de Kamala Harris, demonstrando uma tendência que deve se repetir na aprovação de políticas públicas no Congresso estadunidense, uma vez que os democratas detém o controle de ambas as casas legislativas. Nenhum republicano votou a favor.
A proposta retorna para a Câmara com alta chance de aprovação na próxima semana e efetivação até o fim do mês. Caso o pacote passe, será o primeiro grande ato econômico do novo presidente com uma medida que carregará o seu nome: Biden American Rescue Plan.
Itália: Quem salvou a Zona do Euro pode salvar a Itália? É o que espera Sergio Mattarela, presidente do país, após recorrer Mario Draghi, que comandou o Banco Central Europeu de 2011 a 2019 e ficou conhecido pela abordagem "custe o que custar" para manter a Zona do Euro de pé durante a crise de dívida pública em 2012.
Draghi acenou positivamente ao convite de formar um governo de coalizão na Itália após a renúncia do primeiro-ministro Giuseppe Conte.
Myanmar: O país do Sudeste Asiático com um longo histórico de ditadura e perseguição à minoria islâmica rohingya voltou ao noticiário político após um golpe militar. A ação interrompeu o governo civil que teve início em 2011 e ocorreu logo após uma eleição na qual o partido de Aung San Suu Kyi, vencedora do Nobel da Paz de 1991, obteve ampla maioria.
O argumento dos golpistas é de que o pleito teria sido fraudado. Algumas redes sociais do país como o Facebook foram bloqueadas pelos militares.
Apesar de democrático até a sua derrubada, o governo de Aung San Suu Kyi foi amplamente criticado pela omissão perante o massacre dos rohingyas perpetrado pelos próprios militares, que atualmente ocupam o poder.
Game Over?
Foguete tem ré? Se a referência for à ação da GameStop, sim. Após uma semana selvagem com os autodenominados "degenerados" do Reddit inflando o preço do papel e hedge funds capitulando frente ao prejuízo, a ação da varejista de games caiu quase 90% em relação à máxima.
Gráfico semanal da GME (GameStop)
Fonte: TradingView
Para a comunidade do r/wallstreetbets, no entanto, a saga está longe do fim. Muitos membros da comunidade continuam posicionados no papel.
Fonte: r/wallstreetbets
Enquanto isso, o comitê de Serviços Financeiros dos Estados Unidos convocou uma audiência com Vlad Tenet, CEO da Robinhood, para o dia 18/02 visando esclarecer o evento em torno da GameStop e a atuação da plataforma no período. Prepare a pipoca porque vai ser melhor que Netflix.
Os vencedores e perdedores, heróis e vilões de fato dessa história somente serão evidenciados com o tempo.
Cenário doméstico
No Brasil, a chegada de novas lideranças no Congresso Nacional foi a principal notícia da semana. Nesse aspecto, a sorte sorriu para o governo Bolsonaro: Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (DEM), ambos alinhados com o presidente, assumiram respectivamente a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.
A vitória veio após uma forte atuação da equipe do governo nos bastidores e terá o seu custo: o "Centrão" foi peça fundamental no resultado e demanda cargos na atual administração, dentre eles o Ministério da Saúde, atualmente liderado pelo desgastado Eduardo Pazuello; e da Cidadania, ocupado por Onyx Lorenzoni.
A situação marca uma forte guinada de Bolsonaro ao presidencialismo de coalizão, prática que o mesmo havia rejeitado de forma contundente no início do seu mandato.
O que choca, no entanto, é a possível nomeação de Bia Kicis (PSL) à presidência da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), deputada extremista e opositora pertinaz às medidas sanitárias contra o avanço da pandemia. Kicis festejou o fim do lockdown no Amazonas em dezembro, pouco antes do colapso do sistema de saúde do estado que causou até falta de oxigênio na unidade federativa.
"E daí?", diria a deputada.
Fonte: Jovem Pan
Mercado financeiro: Após uma sequência de três semanas negativas, o Ibovespa fechou os primeiros dias de fevereiro em alta (+4,5%), a 120.0240 pontos. O índice amplo do mercado brasileiro trabalha desde o início de outubro/2020 em um canal de alta, mas tem dificuldade para romper o patamar dos 120 mil pontos.
Gráfico diário do IBOV (Ibovespa)
Fonte: TradingView
No câmbio, o real continua com performance pior que os pares emergentes. Desde o início de 2021, a divisa brasileira está disputando forte com o peso argentino o posto de moeda mais depreciada frente ao dólar no período.
Chama a atenção também a volatilidade no câmbio brasileiro em comparação com as outras divisas.
Variação acumulada (%) das moedas emergentes frente ao dólar desde 01-Janeiro
Peso Argentino, Real Brasileiro, Peso Mexicano e Lira Turca*
* A variação negativa para a Lira Turca indica que a moeda do país se valorizou frente ao dólar estadunidense no período.
Comments