Amplamente reconhecido pela obra-prima "Trading in the Zone", Mark Douglas pode ser considerado um dos mais importantes mentores de traders. Em 1990, ele escreveu o livro "O Trader Disciplinado: Desenvolvendo Atitudes Vencedoras" (original, The Disciplined Trader: Developing Winning Attitudes), um clássico da literatura sobre mentalidade para operadores no mercado financeiro.
Nessa obra, Mark Douglas apresenta técnicas para que o trader domine o aspecto mais importante nas suas operações: o controle psicológico. O livro não contém setups, padrões técnicos ou indicadores assertivos, mas sim uma série de ensinamentos para que o trader não caia na armadilha da autossabotagem, do medo paralisante e do excesso de confiança, exemplos de comportamentos que comprometem a consistência de longo prazo no trading.
Alguns pontos-chave do livro são destacados abaixo:
Expectativa do trader x Realidade do mercado: como em todos os aspectos da vida, a falta de alinhamento entre uma alta expectativa e uma realidade abaixo do esperado é a fonte de muita frustração e trauma, inclusive para os traders.
A forma como alguém opera está baseada em um mosaico psicológico composto por crenças, memórias e associações. Esses elementos filtram as informações do ambiente e influenciam profundamente a percepção do trader na leitura do mercado.
A habilidade de se adaptar ao cenário presente e operar sem medo, mas com responsabilidade, são capacidades fundamentais para o sucesso no trading, conforme apontado por Mark Douglas. Um operador engessado em suas técnicas e dominado pelo medo, originado de operações perdedoras e traumatizantes, entrará na estatística da esmagadora maioria que não obtém sucesso no trading em horizontes mais longos de tempo. O medo drena a energia do trader e compromete a sua concentração.
Outro fator relevante nesse tema é o comportamento de "torcedor". Segundo Mark Douglas, essa situação é negativa para o trader por colocá-lo em uma relação passiva com o mercado. A partir do momento em que se inicia a operação, é necessário abandonar o receio e observar o comportamento do preço para identificar o momento de saída do trade, mas de forma ativa e consciente.
Mais um aspecto destacado pelo autor é o foco do trader no ganho monetário. Evidentemente, qualquer pessoa que começa a operar no mercado financeiro tem o objetivo claro de gerar uma fonte de renda, seja alternativa ou principal no futuro. A evolução do operador, no entanto, deve ser baseada em seguir regras que este aprendeu a estabelecer nos seus trades. Segundo Mark Douglas, é mais importante para o trader cumprir seu plano de trading, pois qualquer dinheiro que este ganhar será devolvido rapidamente se ele não puder se manter no plano estabelecido.
Comportamento do mercado: a coletividade de traders envolvidos definem a trajetória do preço, ou seja, o mercado nada mais é do que o reflexo do comportamento humano baseado em expectativas futuras sobre determinado ativo.
O comprador acredita na alta, o vendedor espera uma queda no preço, uma empresa precisa realizar um hedge e montar uma grande posição, um fundo de investimento realiza uma operação com base no cenário macroeconômico. Devido a participação de todos esses agentes simultaneamente, o mercado pode assumir infinitas combinações.
Nisso reside uma das maiores dificuldades de quem opera no mercado: aceitar que qualquer sistema de trading tem limitações intrínsecas por ser incapaz de prever o comportamento humano subjacente ao mercado. O trader sempre terá que trabalhar com probabilidades, assumindo posições que têm mais chance de oferecer um lucro que compense o risco assumido.
Regras de perda das operações: De acordo com o autor, existem duas regras essenciais referentes ao stop de uma operação:
Predefina a sua perda em todo trade: aceitar que você pode estar errado e que isso faz parte do processo é uma habilidade importante
Execute a sua perda sem hesitação a partir do momento em que a operação não fizer mais sentido: sem ponderações ou questionamentos, o trader deve abraçar a perda na operação e respeitar a sua saída, aguardando de forma paciente uma nova oportunidade.
O Trader Disciplinado é altamente recomendado para quem quer iniciar suas operações no mercado ou até mesmo para quem já opera há um tempo mas tem tido dificuldades de alcançar a consistência no longo prazo. Para o trader, o arcabouço técnico não tem utilidade efetiva sem o autocontrole para conduzir as operações.
"Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se." (Bíblia - Provérbios 25:28)
Comments