Não sou especialista em filmes, mas encaro a sétima arte como um hobby. Um sinal disso é que mantenho uma lista no imdb.com com as melhores obras que eu já assisti, e você pode acessá-la aqui. Lembrando que essa lista reflete uma perspectiva apenas pessoal, e não técnica.
Há muito tempo eu não incluía um filme novo no Top 10 dessa lista, mas Heat (“Fogo contra Fogo” no Brasil) me obrigou a repensar a minha classificação dos melhores. Seguem algumas informações básicas sobre esse filme:
Diretor: Michael Mann (The Last of the Mohicans, Collateral, Ali)
Ano: 1995 (lançado no Brasil em 1996)
Protagonistas: Al Pacino, Robert De Niro, Val Kilmer
Duração: 2 horas e 50 minutos
Orçamento: $ 60 milhões
Receita: $ 187 milhões ($67 milhões nos EUA e $120 milhões no mundo)
Fator de Lucro: 3,12*
*Fator de Lucro é a divisão da Receita pelo Orçamento, demonstrando em quantas vezes o retorno financeiro com a obra superou o seu custo de produção.
O filme mostra um grupo de ladrões profissionais composto por quatro pessoas: Neil McCauley (Robert De Niro), Chris Shiherlis (Val Kilmer), Michael Cheritto (Tom Sizemore) e Trejo (Dan Trejo). A equipe tem uma metodologia sofisticada e um código de conduta bem delineado, sendo a regra mais importante:
“Não se apegue a nada que você não esteja disposto a abandonar em 30 segundos quando o inimigo vier ao seu encontro (if you feel the heat around the corner).”
Após um assalto a um carro forte com vítimas fatais graças a um membro externo - Waingro (Kevin Gage) - o grupo entra no radar do pertinaz Tenente da LAPD Vincent Hanna (Al Pacino). Inicia-se a partir de então um jogo de inteligência centrado em Hanna e McCauley, do qual o policial sai vencedor.
O propósito desse post não é contar a história do filme, mas sim o que o torna tão especial.
------------------------------------------------------------------
O “Cafezinho” entre o Tenente Hanna e McCauley
A melhor parte do filme se inicia com Hanna perseguindo McCauley em alta velocidade numa estrada usando um Infiniti J30 ao som de “New Dawn Fades”, originalmente da banda inglesa Joy Division, interpretada por Moby nesse filme (recomendo a versão instrumental). Após alcançar McCauley, Hanna propõe um café para que os dois possam conversar.
Cara a cara, os dois discutem suas motivações e propósitos. Ambos declaram que fazem o que sabem fazer melhor: um faz grandes assaltos e o outro persegue criminoso. O caminho dos dois se cruza. Apesar do contraste na personalidade dos protagonistas – McCauley é frio, calculista e disciplinado, enquanto Hanna é impulsivo, temperamental e arrojado – ambos demonstram ter uma ética de trabalho extrema, de forma que o que fazem como profissão é mais importante que as relações humanas para eles.
Talvez o melhor momento do diálogo seja a definição de “regular-type life”:
- HANNA: “So you never wanted a regular-type life?”
- MCCAULEY: “What the fuck is that? Barbecues and ball games?”
- HANNA: “Yeah.”
Durante a conversa, fica claro o mútuo respeito entre os dois rivais, pois Hanna afirma que faria o necessário para deter McCauley, mas que não gostaria disso.
Essa cena também é histórica por ser o primeiro momento em que Al Pacino e Robert De Niro contracenam juntos.
Vale a pena conferir a cena inteira (legendas em inglês):
------------------------------------------------------------------
O Tiroteio
Um dos grandes momentos do filme é a emblemática cena do tiroteio entre o grupo de ladrões e a LAPD após o assalto a um banco. A duração da cena é de aproximadamente 6 minutos com alta intensidade. Tecnicamente, a atuação dos envolvidos é quase perfeita, inclusive no manejo das armas, como analisado no vídeo abaixo por um especialista em táticas militares:
------------------------------------------------------------------
Remake
Heat, na verdade, é um remake de um filme chamado L.A Takedown, de 1988, dirigido pelo mesmo Michael Mann. A diferença na qualidade das duas obras impressiona.
------------------------------------------------------------------
Inspiração artística
Outro aspecto interessante do filme é uma cena de McCauley inspirada em uma pintura do artista de guerra canadense Alex Colville, chamada “Pacific”, de 1964:
------------------------------------------------------------------
Uma última coisa que me impressionou bastante nesse filme foi o estilo de vida dos ladrões. Esses caras tem bom gosto em relação às suas casas.
Obs: Acredite se quiser, Heat não teve nenhuma indicação ao Oscar de 1996.
Comments