Agenda Econômica da Semana - 27/01 a 31/01
- Renan Pereira Bento
- 26 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de dez. de 2020
Essa semana é marcada por decisão de juros nos Estados Unidos e Reino Unido, além do tão esperado Brexit:
Quarta-feira (29/01): Decisão de taxa de juros nos Estados Unidos. A expectativa é que seja mantido o patamar atual de 1,50% - 1,75%. A reunião ocorre na semana seguinte à participação de Trump em Davos, na qual o mandatário voltou a criticar o Fed por subir juros muito rápido e cortar com muita lentidão;
Quinta-feira (30/01): Decisão de taxa de juros no Reino Unido. Existe a chance do BoE (Bank of England) reduzir a taxa, atualmente em 0,75%, em função dos números fracos da economia britânica. A reunião ocorre um dia antes da data final para o Brexit.
Sexta-feira (31/01): Brexit - saída oficial do Reino Unido da União Europeia.
O tema principal dos últimos dias continua sendo o coronavírus de Wuhan, na China, que já matou 56 pessoas e infectou mais de 1900 pacientes em todo o país. Fora do território chinês, casos da doença foram confirmados em outros países do sudeste asiático, além de Estados Unidos, Austrália e França. Controlar o avanço da doença tem se mostrado um grande desafio para o governo da China.
Na última sexta (24/01) foi concluído o Fórum Econômico de Davos, na Suíça. Como representante brasileiro, o ministro Paulo Guedes teve participação ativa no evento destacando a consolidação fiscal realizada pelo atual governo e as oportunidades de investimento para estrangeiros no país. No entanto, suas ponderações sobre meio ambiente não foram consideradas acuradas por especialistas. É importante ressaltar que a questão ambiental foi o principal tema de Davos e que esse assunto tem se tornado um critério de investimento por parte diversas empresas e gestoras de ativos. Nesse quesito, o governo brasileiro não tem passado confiança suficiente aos investidores.
Comentários