Além de resultados econômicos relevantes na Europa, é semana de Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça:
Terça-feira (21/01): Índice Zew de sentimento econômico sobre a Alemanha referente ao mês de janeiro. O resultado do indicador é baseado em uma pesquisa com 300 especialistas de instituições financeiras sobre as perspectivas para a economia alemã. A expectativa é de resultado positivo, porém abaixo do mês anterior;
Quinta-feira (23/01): Decisão de taxa de juros pelo Banco Central Europeu, com expectativa de manutenção no atual patamar de 0%. Será importante observar sinalizações sobre o futuro da política monetária por Christina Lagarde, que assumiu recentemente o comando da instituição com a missão de estimular a fraca economia na Zona do Euro.
O aguardado evento em Davos vai de 21/01 a 24/01 e reunirá, como de costume, líderes mundiais e membros da elite financeira global. Dentre os principais temas a serem discutidos, os destaques vão para a emergência global, além das perspectivas para o cenário econômico de 2020. Nesse sentido, representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI) apresentarão o World Economic Outlook Report, documento que propõe uma análise geral do panorama macroeconômico e os riscos que podem minar um crescimento sincronizado e sustentável da economia mundial.
O Brasil não será representado no fórum por Bolsonaro, que estará na Índia entre os dias 24/01 e 27/01 para assinar acordos comerciais. Paulo Guedes, ministro da Economia, irá ao evento com o propósito de defender as reformas fiscais realizadas pelo governo em 2019 e atrair o interesse do capital estrangeiro.
Comments