Existem diversas estratégias de Private Equity. As mais conhecidas são Leveraged Buyouts e Distressed Investing:
Leveraged Buyouts (LBOs): consiste na aquisição de uma empresa financiada em grande parte por dívida. Como o grau de endividamento está associado à ideia de alavancagem (leverage), esse tipo de transação pode ser traduzida como "aquisição alavancada".
O risco desse tipo de operação consiste no seguinte: a dívida utilizada no financiamento da transação é absorvida pela empresa adquirida (target company), passando a fazer parte do seu balanço. Frequentemente, os ativos da adquirida são vinculados como garantia (collateral) da dívida.
A partir da aquisição, o desafio é assegurar que a companhia alvo terá geração de fluxo de caixa suficiente para cobrir as despesas financeiras.
Distressed Investing: Essa estratégia tem como foco investir em dívida/patrimônio (debt/equity) de uma companhia próxima ou já em processo de falência (bankruptcy). A partir de um processo bem sucedido de reestruturação, os intrumentos de dívida/patrimônio da companhia, que foram compradas em uma situação de deságio (discount), se valorizam e oferecem retornos atrativos para quem realizou esse investimento.
A operação é arriscada porque nem sempre a empresa consegue se recuperar (turnaround) e cai em processo de liquidação (liquidation), deixando esses instrumentos sem valor na mão dos investidores.
Uma das maiores referências nessa categoria de Private Equity é Howard Marks, gestor e co-fundador da Oaktree Capital Management. Aqui está uma entrevista recente dele com a Bloomberg tratando sobre o cenário atual.
Exemplos:
"Barbarians at the Gate is a book about Leveraged Buyout of RJR Nabisco, a food processing and tobacco firm."
("Bárbaros no Portão" é um livro sobre a Aquisição Alavancada da RJR Nabisco, empresa de alimentos processados e tabaco).
"Distressed Investing typically involves the buying of debt or equity instruments of a troubled company in a deep discount. Once the business is recovered, it's sold at a higher price, reaping profits from the operation."
(Investimentos Estressados tipicamente envolvem a compra de instrumentos de dívida/patrimônio de uma empresa em dificuldades a um profundo deságio. Quando o negócio se recupera, os instrumentos são vendidos a um preço mais alto, gerando lucros decorrentes da operação).
Essa publicação faz parte de uma série de postagens cujo objetivo é definir e explicar conceitos de finanças em inglês. O entendimentos desses termos é fundamental para compreender a dinâmica do mercado a nível global. O inglês é o idioma oficial das finanças.
Se você tiver alguma sugestão de palavra/termo/expressão para as próximas postagens, envie um e-mail para renan.pbento@gmail.com.
Comments