Bear market (mercado do urso): condição na qual o valor de uma classe de ativos sofre forte queda ao longo de um período que pode durar semanas ou meses.
Em contraponto à figura do touro (bull), o urso (bear) representa um mercado em queda, refletindo pessimismo dos investidores e expectativas negativas para os ativos negociados. O urso tem um movimento de ataque de cima para baixo, representando o movimento descendente de queda nos preço dos ativos.
Tecnicamente, uma queda é considerada bear market quando a desvalorização do preço dos ativos atinge mais de 20% desde o último pico. Enquanto essa baixa estiver entre 10% e 20%, considera-se que o mercado está em território de correção (correction territory).
Na imagem abaixo, é possível identificar as duas fases para o índice amplo de mercado brasileiro, o Ibovespa, que está em bear market desde a primeira semana de março (a linha azul representa o patamar de 10% de queda desde o pico atingido em dezembro com 119.535 pontos, enquanto a linha roxa indica uma desvalorização de 20%):
Gráfico diário do Ibovespa de dezembro/2019 a abril/2020
Seguem alguns exemplos de utilização desse termo no mercado financeiro:
“You make most of your money in a bear market, you just don’t realize it at the time.” Shelby Cullom Davis (Você ganha a maior parte do seu dinheiro no "mercado do urso", você só não percebe isso no momento).
"After hitting all-time record highs, the longest bull market in history was stopped in its tracks due to the coronavirus, and a new bear market had begun. (Depois de atingir o topo histórico, o mais longo "mercado do touro" da história foi interrompido na sua trilha pelo coronavírus, e um novo "mercado do urso" teve início).
The coronavirus pandemic crisis sank Brazilian stock market into bear market territory. (A crise causada pela pandemia de coronavírus afundou o mercado de ações brasileiro em território de "mercado do urso").
No atual cenário (maio/2020), as bolsas internacionais enfrentam um bear market com breves repiques de alta. A recessão causada pela pandemia de coronavírus é o pano de fundo da queda vertiginosa no mercado financeiro que teve início em fevereiro/2020.
Essa publicação faz parte de uma série de postagens cujo objetivo é definir e explicar conceitos de finanças em inglês. O entendimentos desses termos é fundamental para compreender a dinâmica do mercado a nível global. O inglês é o idioma oficial das finanças, be ready.
Comments