Bull market (mercado do touro): condição na qual o valor de uma classe de ativos sobe ao longo de um período que pode durar semanas ou meses.
Ao pensar em Wall Street, qual a primeira referência simbólica que vem à sua mente? Provavelmente, essa abaixo:
A figura do touro (bull) representa um mercado em alta, que reflete otimismo dos investidores e expectativas positivas para os ativos negociados. O fato do touro representar esse movimento ascendente se deve ao fato do sentido da sua chifrada ser de baixo para cima. O oposto do touro é o urso (bear market), que representa o mercado em queda.
Tecnicamente, um movimento de alta só é considerado bull market quando ocorre uma valorização de pelo menos 20% no preço dos ativos a partir da última mínima. O termo é mais utilizado para se referir ao mercado de ações, mas pode ser empregado também para o mercado de títulos, commodities e assim por diante.
Seguem alguns exemplos de utilização desse termo no mercado financeiro:
The S&P 500 23% surge in 3 months puts it back in a bull market (A alta de 23% no S&P 500 nos últimos três meses coloca o índice de volta no "mercado do touro").
After last week's record rise, stocks enter bull market territory (Com a alta histórica da última semana, as ações entram em território de "mercado do touro").
Until the current crisis, the Ibovespa was in bull market condition since january 2016 (Até a crise atual, o Ibovespa estava condição de "mercado do touro" desde janeiro de 2016).
Gráfico diário do Ibovespa de 2016 a 2020
Vale ressaltar que, nesse momento (abril/2020), as bolsas internacionais estão longe de um bull market, sofrendo perdas significativas devido à pandemia de coronavírus e disrupção no mercado de petróleo.
Essa publicação faz parte de uma série de postagens cujo objetivo é definir e explicar conceitos de finanças em inglês. O entendimentos desses termos é fundamental para compreender a dinâmica do mercado a nível global. O inglês é o idioma oficial das finanças, be ready.
Comments