Essa é uma tradução do texto de Steven Pressfield chamado "Resistance Comes Second", o qual pode ser lido (em inglês) nesse link
Um dos aspectos-chave da Resistência (insegurança, procrastinação, perfeccionismo, auto-sabotagem) é que ela nunca surge sozinha.
A voz negativa na nossa cabeça só aparece em resposta a (e em reação contra) um SONHO: o livro que você quer escrever, o filme que você sonha em produzir, o negócio que você deseja iniciar.
A Resistência vem em segundo lugar. Primeiro, vem o Sonho.
O objetivo da Resistência é parar o nosso sonho, fazer-nos desistir, impedir o processo de nos tornarmos o artista/pessoa que nascemos para ser.
Eu utilizo a seguinte visualização para enxergar isso:
Imagine uma árvore no meio de uma campina ensolarada. No instante em que a árvore se eleva, a sombra aparece junto.
A árvore é o nosso Sonho. A sombra é a Resistência.
Se não houvesse árvore, não haveria sombra.
Por que essa analogia nos ajuda a entender essa questão? O ponto é que quando vemos aquela sombra, ou seja, quando ouvimos a voz da Resistência na nossa mente - dizendo que não somos bons o suficiente, que nunca teremos sucesso em realizar os nossos sonhos, etc - nós podemos ter certeza que HÁ UMA ÁRVORE ALI.
Em outras palavras, o nosso SONHO.
Se estamos lidando com a Resistência, bom sinal. Ainda que seja doloroso, e mesmo que o oponente seja formidável como a Resistência é, nós podemos nos encorajar diante da sua aparição.
Se não houvesse árvore, não haveria sombra. Se não houvesse Sonho, não haveria Resistência.
Por Steven Pressfield
Comments