top of page

[Cultura Oriental] Semelhanças (e diferenças) entre chinês e japonês

Existe uma dificuldade por parte de muitas pessoas em identificar diferenças significativas entre China e Japão, desde a aparência física dos nativos de cada país até o idioma escrito. A exceção talvez seja a culinária: os ocidentais têm mais facilidade em discernir a experiência de comer um prato tipicamente chinês em relação ao sabor da comida tradicional japonesa.


No caso da língua, por exemplo, você conseguiria afirmar com facilidade que as duas escritas abaixo pertencem a idiomas diferentes?

 

A primeira frase é o título de uma das obras mais importantes da literatura japonesa: "O Pavilhão Dourado", de Yukio Mishima ( 三島由紀夫 ). A segunda é o nome do livro chinês mais conhecido no Ocidente: "A Arte da Guerra", de Sun Tzu ( 孙武 ).


Apesar da semelhança inicial, as duas línguas são bem diferentes. Mas antes de explorar um pouco o território comum que existe entre chinês e japonês, vale a pena entender melhor o contexto histórico das duas nações.


China e Japão


Nos aspectos econômicos e geopolíticos, China e Japão são as potências dominantes do Extremo Oriente na atualidade. A proximidade entre os territórios, o fluxo comercial e a propagação do Budismo aproximaram as regiões que hoje delimitam o Estado Chinês e o Japonês.


A influência mútua entre as duas nações começou a se intensificar com o período Yamato no Japão (Séc VI d.C) e o Budismo foi um grande catalisador desse processo. A relação entre chineses e japoneses, no entanto, se tornaria tensa e conflituosa nos séculos seguintes.

Episódios históricos como as Guerras Sino-Japonesas (1ª: 1894-1895 | 2ª: 1937-1945), além da controvérsia em torno da atuação imperialista japonesa durante a Segunda Guerra Mundial, geraram sentimentos xenofóbicos entre os dois países e um clima de rivalidade estratégica na região, apesar da relação estável recente entre Xi Jinping (presidente chinês) e Shinzo Abe (ex-primeiro ministro japonês).


A intersecção entre os idiomas


Um ponto importante de esclarecer é que, por incrível que pareça, chinês e japonês são de raízes diferentes. Apesar disso, a língua chinesa teve profunda influência no idioma atualmente falado no Japão.


Vale ressaltar também algumas questões importantes sobre cada língua:

  • Chinês

    • Tratados como sinônimos, mandarim e chinês se referem a significados distintos. Mandarim é a língua formal e dominante na China, falada pela maior parte da população. No entanto, diversas regiões do país têm dialetos próprios. Chinês, portanto, se refere à toda língua falada na China, o que inclui o mandarim (idioma estudado por estrangeiros) e dialetos regionais.

    • Nos anos 50, o Partido Comunista iniciou um processo de simplificação dos caracteres chineses com dois objetivos: aumentar o grau de alfabetização da sociedade chinesa e facilitar a internacionalização da língua. A partir daí, duas formas de escrita passaram a coexistir na comunicação chinesa: 繁体字(caracteres tradicionais) e 简体字 (caracteres simplificados).

    • Existe a forma de leitura romanizada dos caracteres denominada pinyin, que indica a pronúncia do termo com o respectivo tom de fala.


  • Japonês

    • O idioma é composto por três alfabetos distintos. O Kanji (漢字) reflete a influência da escrita chinesa com caracteres tradicionais.

    • Hiragana é um alfabeto utilizado para termos gramaticais, partículas e palavras para as quais não há um Kanji correspondente. A identificação e leitura desses caracteres é mais fácil.

    • Katakana é utilizado especificamente para a transcrição de vocábulos estrangeiros e onomatopeias (criação de palavras para imitar sons).

A intersecção entre chinês e japonês ocorre com os caracteres tradicionais chineses (繁体字 / fántǐ zì) e o Kanji japonês (漢字 / かんじ).

Nos próximos textos serão estudados alguns exemplos desse encontro entre os idiomas chinês e japonês.

Comments


Você tem dúvidas, sugestões ou críticas que gostaria de compartilhar? Me mande uma mensagem.

Obrigado pela mensagem!

© 2019 by Renan Pereira Bento. Proudly created with Wix.com

bottom of page