Após um período com eventos relevantes, como a decisão do Fed, ECB e Bacen sobre a taxa de juros, além da eleição no Reino Unido, a semana de 16/12 a 20/12 provavelmente não terá acontecimentos significativos para os mercados globais.
Apenas dois eventos agendados envolvendo bancos centrais merecem atenção especial nesses dias:
17/12 (terça-feira): às 08:00 da manhã será divulgada a ata da 227ª reunião do COPOM, que ocorreu na última quarta e resultou em um corte de 50 bps na taxa SELIC, chegando agora ao patamar de 4,50% a.a. Será importante observar o tom da minuta visando esclarecer se o ciclo de corte na taxa de juros promovido pelo Bacen, de fato, chegou ao fim.
19/12 (quinta-feira): o comitê de política monetária do BOE (Bank of England) e do BOJ (Bank of Japan) se reunirão nessa data, mas não deve ocorrer nenhum movimento na taxa de juros em ambos os casos.
De acordo com o presidente Trump, as negociações referentes à "Fase Dois" do acordo comercial entre Estados Unidos e China começarão imediatamente. No entanto, dificilmente haverá alguma novidade referente a esse tema na semana que se inicia.
Kommentare